Stress intelectual


Não tem nada mais difícil de ver do que um garçon irritado. Ainda mais se ele está com o bar cheio, saindo gente pelo ladrão, e seu companheiro, o outro garçon, faltou. Isso sem falar nos bêbados de plantão que se acham amigos do garçon e se sentem no direito de fazer o que bem entendem com ele.
Qualquer coisa irrita ainda mais esse guardião da nossa sede. Por isso nem é bom a gente puxar assunto. Nem olhar se pode, pois, um simples olhar, pode desencadear uma discusão. E para um garçon já velho de casa, o freguês não tem razão. Nem mesmo a cortesia de uma boa gorjeta é capaz de fazer esboçar um sorriso desse rosto.
Numa dessas noites em que nosso amigo estava irritadíssimo, eis que chega um engravatado de terno, metido a intelectual, e consegue por sorte se sentar na última mesa vazia.
De longe, o cara já afrouxando a gravata fez um sinal levantando os dois indicadores, que se abrindo, mostraram o equivalente ao tamanho de uma garrafa.
Em qualquer noite, mas não naquela, o garçon entenderia perfeitamente o que o freguês estava querendo.
Se aproximando da mesa, perguntou o garçon o que ele queria beber. O engravatado foi categórico:
-Ô meu amigo, porque você já não me trouxe a cerveja que eu pedi?
-Mas você não pediu, fez apenas um sinal. Respondeu o garçon num tom meio mal educado.
-E então, vai beber o quê?
-Meu amigo, acho que você pensa que estou falando grego. Será que está difícil entender. Em qual língua você quer que eu fale? Inglês, francês, alemão???
Mais irritado ainda, o garçon respondeu:
-Meu caro, o bar tá lotado. Estou sozinho aqui hoje. Vamos rápido com isso. Você pode dizer Cerevĭsĭa, Bier, बियर, Biera, Cerveza, Bēor,यवसुरा, Pivə, Bia, Alus, Піва, Бирата, Bïer, Cervécia, Garagardo, Õlu, பியர், Biero, Mnipa, Pivo, Cervesa, Piwò, Bërsz, Сăра, Cwrw, Bih-luh, Serbisa, Bire, Bir, Пиво, Serbesa, เบียร์, Bjyr, Öl, Birra, Пиибэ, Bere, Sirwisa, Biére, Bièrra, Bièthe, Шар айраг, Labiera, Cyp, Bîra, Сыра, ബിയർ, Cervexa, 맥주, Birje, Leann, Beoir, ლუდი, Bjór, Biro, ビール, Sör, Գարեջուր, Byè, בירה, Lhune, Oluq, బీరు, Olut, Beer, 啤酒, Cerveja...
Para bom garçon, um pingo é letra. Agora, se veio aqui pra chatear, por favor, na outra esquina tem outro buteco...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O chifre

Os 90 anos do Cemitério Santa Rita em Aparecida

Americanização