Cronologia



Lúcio Mauro Dias

1973 - Nasce o autor em Aparecida aos 8 de janeiro, quinto filho do fotógrafo Joaquim Dias e de Dona Maria Borges Dias

1979 - Tem sua primeira perda significativa no falecimento de seu avô paterno, José Pedro, o qual lhe apresentou os primeiros clássicos da literatura infantil

1980 - É matriculado no primeiro ano primário na Escola Estadual de Primeiro Grau Prefeito Solon Pereira em Aparecida

1984 - Pela primeira vez na vida arranja um emprego e vai ser ajudante em uma fabriqueta de peças de gesso na rua de sua casa

1987 - Por intermédio de seu pai, funcionário da Editora Santuário, tem publicado em algumas edições do Jornal Santuário “tirinhas” bem humoradas na seção de entretenimento

1988 - Começa a trabalhar no comércio de Aparecida em uma loja de artigos religiosos

1989 - Vence um concurso que escolhe o escudo da Escola Solon Pereira em Aparecida

1990 - Completa o colegial e tem uma referida frase de sua autoria impressa no convite de formatura

1991 - Matricula-se no Ginásio Pires do Rio em Aparecida, mas deixa os estudos no mesmo ano para trabalhar numa fábrica de artesanato

1998 - Começa a trabalhar com arte e propaganda e tem pela primeira vez acesso a um computador

1999 - Falece o pai do autor

2000 - Exerce a função de balconista numa Choperia na Rua Oliveira Braga em Aparecida

2001 - Matricula-se no Supletivo da Escola Murilo do Amaral de Aparecida

2002 - Conclui o Ensino Médio Supletivo e volta a trabalhar com propaganda e sinalização

2003 - Recebe menção honrosa pelo quinto lugar no XIV Concurso de Contos da Biblioteca Municipal de Aparecida

2004 - É publicado pela primeira vez um texto seu no Jornal Tranca e Gamela de Aparecida no mesmo ano em que passa a ser recepcionista do Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Aparecida

2005 - Vence pela primeira vez o XVI Concurso de Contos da Biblioteca de Aparecida com o conto intitulado “O Sorriso da Marmita”

2006 - Consegue a segunda colocação no XVII Concurso de Contos da Biblioteca de Aparecida com o conto “O Gigante Aprisionado”

2007 - É publicado no Jornal O Lince de Aparecida alguns fragmentos poéticos de sua autoria.

2008 - Passa a ser colunista do Jornal Comunicação Regional de Aparecida e do Jornal Correio Paulista de Guaratinguetá. Consegue a terceira colocação no XIX Concurso de Contos da Biblioteca de Aparecida com o conto “Os Fotógrafos de Aparecida”. Tem uma crônica publicada no Jornal Correio Paratyense da cidade de Paraty

2009 - São publicados alguns textos de sua autoria no Informativo do Bairro Jardim Alvorada de Potim e no Jornal O Garça de Guaratinguetá. Obtêm ainda o Bicampeonato no XX Concurso de Contos da Biblioteca de Aparecida com o conto “Tomando Posse”. É homenageado pela direção do colégio Solon Pereira nos 20 anos da criação do escudo da escola

2010 - Cria o Blog “Memórias de uma Província” na Internet. Classifica-se na modalidade “contos” para a fase regional do Mapa Cultural Paulista e consegue do Superior Tribunal Regional o registro de Jornalista Profissional. Cria também o Blog “Aparecida Antiga, Retratos que Marcaram Nossa História”. Deixa a função de recepcionista da Santa Casa de Aparecida

2011 - Passa a exercer a mesma função no Sindicato do Comércio Varejista de Guaratinguetá. Lança o livro Minúcias Poéticas pela Editora Multifoco do Rio de Janeiro e tem crônicas publicadas na revista aparecidense Romeiros de Nossa Senhora, no Jornal Imprensa de Guaratinguetá, Revista Guia de Negócios, também de Guará e no Jornal Correio do Povo de Cachoeira Paulista. Consegue o terceiro lugar no XXII Concurso de Contos da Biblioteca de Aparecida com o conto “Paparazzo”. É homenageado em Sessão da Câmara Municipal de Aparecida, em requerimento do Vereador Wadê Pedroso, pela criação do Blog "Memórias de Uma Província".
Casa-se com a Senhorita Bernadete Célia de Oliveira Dias.

2012 - Tem uma crônica publicada na Revista Fashion Noivas de Taubaté e fotografias com breves legendas retiradas do seu Blog Aparecida Antiga e publicadas na Revista Sinal Verde de Guaratinguetá.
Passa a ser o Jornalista Responsável pela nova fase do Informativo O Varejista, lançado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Guaratinguetá em 1978 e que estava inativo desde 2003.

2013 - Tem crônicas publicadas no Jornal da Cidade de Guaratinguetá, de propriedade da Jornalista Maria Athaíde. Publica em setembro deste ano o livro "Os Guardiões da Santa, Histórias dos Retratistas Lambe-lambes de Aparecida" pela editora Penalux.
Consegue a segunda colocação no XXIV Concurso de Contos da Biblioteca de Aparecida com o conto "A assunção de Nhá Risoleta"

2014 - Nasce em 12 de janeiro sua obra mais completa, a menina Thábata Larissa.
É homenageado pela vereadora Márcia Filippo e tem outorgado pela Câmara Municipal de Aparecida o título de "Guardião das Tradições Aparecidenses" no dia do Escritor.
Passa a ser cronista do O Jornal de Guaratinguetá.
Vence a XXV edição do Concurso de Contos da Biblioteca de Aparecida com o conto "Laura Maia, quadra D, 277".
Passa a ser cronista do Jornal O Aparecida.
Publica fotos antigas de Aparecida na Revista O Mosaico de Guaratinguetá.
Volta, depois de quatro anos, a ter crônicas publicadas no Jornal Tranca & Gamela de Aparecida.

2015 - Lança junto dos Jornalistas Rogério Braga e Maurício Perpétuo de Gouvêa o Jornal Gazeta Aparecidense, onde passa a ser o Jornalista Responsável.
Consegue a segunda Colocação no XXVI Concurso de Contos da Biblioteca Municipal de Aparecida com o conto "Um recado congelado no tempo".

2017 - Lança, pela Editora Penalux, o Livro "Os Guardiões da Santa - Outras Histórias; Torna-se o maior vencedor (Tetracampeão) do Concurso de Contos da Biblioteca Municipal de Aparecida ao vencer a XXVIII edição com o Conto "Fidelidade revelada".

2018 - Deixa o cargo de Recepcionista do Sincomércio de Guaratinguetá. Consegue a Segunda Colocação no XXIX Concurso de Contos da Biblioteca Municipal de Aparecida com o Conto "Os milagres da Grande Guerra".

2019 - Inicia o ano como Assessor de Imprensa da Câmara Municipal de Aparecida, cargo que ocupa até o mês de julho quando passa a ser Assessor de Cultura da Prefeitura Municipal de Aparecida.



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O chifre

Os 90 anos do Cemitério Santa Rita em Aparecida

Americanização