Tempo de oração



De uma forma bem emocionante, a saudosa Sra. Helena Lélis relata em seu livro "Vivências - Sob o azul de Aparecida", de 2002, a vez em que enviou uma carta ao Presidente Marechal Castelo Branco, onde lhe contava que, por ordem de S. Eminência o Cardeal Mota, era rezado todas as noites na Basílica Velha, um terço por intenção do Presidente da República, que também era transmitido pela Rádio Aparecida. Assim, o Presidente recebia diariamente as orações dos brasileiros em todos os quadrantes da nação. Castelo Branco foi o primeiro Presidente Militar depois de deflagrado o golpe de 1964.

Naquela época, bem parecida com essa de agora, a democracia colocava-se sob um maciço ataque onde houve uma grave cassação de direitos. O Cardeal Mota então achou necessário que, pelas ondas da Rádio Aparecida, o povo brasileiro, em meio a repressão, ainda fosse capaz de rezar ao chefe da nação.
Vivemos um tempo de incertezas, onde a intolerância se espalha na velocidade da luz. As faladas "Fake News" se proliferam feito ninhadas de ratos. Não se pode mais conversar sobre política. Perdeu-se o direito de ser de "esquerda" ou de "direita". Discursos de ódio ganharam força e viraram rotina.
Você, lendo essa crônica, pode até pensar "ah... Em Aparecida não existe isso!" "Em cidades do interior não há esse ódio". Ledo engano. Eu mesmo tive que pedir para alguns dos meus contatos no WhatsApp que evitassem a me enviar certos conteúdos. Um desses contatos me obrigou a bloqueá-lo no aplicativo e, posteriormente, em ligações, depois que ele me mandou com todas as letras para a "PQP". Tudo pelo fato do candidato dele não ser o meu. 
É um tempo em que é preciso fazer valer a intenção relatada por Dona Helena Lélis ocorrido em 64. Que Deus possa guiar os rumos deste país. Que não se traga outra vez à memória a lembrança e a exaltação de torturadores e nem continue achando que o grande erro da ditadura militar foi torturar e não matar. É essa onda reacionária que se mostra perigosa. Peçamos que nossa esperança consiga enfrentar qualquer tentativa que possam querer enganar. Que se destruam em si todas as incitações ao estupro, à injúria, assim como as apologias à tortura, xenofobia, homofobia e discriminações raciais.

Há exatos 40 anos, quando a Imagem de Nossa Senhora Aparecida sofreu um atentado, o qual a transformou em inúmeros fragmentos, foram encontradas intactas as duas mãos da Virgem Santa unidas em oração.
Que esse simbolismo nos inspire e renove a nossa fé  diante das "nuvens negras" que poderão rondar este país...


Postagens mais visitadas deste blog

O chifre

Os 90 anos do Cemitério Santa Rita em Aparecida

Americanização