Cronologia



Lúcio Mauro Dias

1973 - Nasce o autor em Aparecida aos 8 de janeiro, quinto filho do fotógrafo Joaquim Dias e de Dona Maria Borges Dias

1979 - Tem sua primeira perda significativa no falecimento de seu avô paterno, José Pedro, o qual lhe apresentou os primeiros clássicos da literatura infantil

1980 - É matriculado no primeiro ano primário na Escola Estadual de Primeiro Grau Prefeito Solon Pereira em Aparecida

1984 - Pela primeira vez na vida arranja um emprego e vai ser ajudante em uma fabriqueta de peças de gesso na rua de sua casa

1987 - Por intermédio de seu pai, funcionário da Editora Santuário, tem publicado em algumas edições do Jornal Santuário “tirinhas” bem humoradas na seção de entretenimento

1988 - Começa a trabalhar no comércio de Aparecida em uma loja de artigos religiosos

1989 - Vence um concurso que escolhe o escudo da Escola Solon Pereira em Aparecida

1990 - Completa o colegial e tem uma referida frase de sua autoria impressa no convite de formatura

1991 - Matricula-se no Ginásio Pires do Rio em Aparecida, mas deixa os estudos no mesmo ano para trabalhar numa fábrica de artesanato

1998 - Começa a trabalhar com arte e propaganda e tem pela primeira vez acesso a um computador

1999 - Falece o pai do autor

2000 - Exerce a função de balconista numa Choperia na Rua Oliveira Braga em Aparecida

2001 - Matricula-se no Supletivo da Escola Murilo do Amaral de Aparecida

2002 - Conclui o Ensino Médio Supletivo e volta a trabalhar com propaganda e sinalização

2003 - Recebe menção honrosa pelo quinto lugar no XIV Concurso de Contos da Biblioteca Municipal de Aparecida

2004 - É publicado pela primeira vez um texto seu no Jornal Tranca e Gamela de Aparecida no mesmo ano em que passa a ser recepcionista do Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Aparecida

2005 - Vence pela primeira vez o XVI Concurso de Contos da Biblioteca de Aparecida com o conto intitulado “O Sorriso da Marmita”

2006 - Consegue a segunda colocação no XVII Concurso de Contos da Biblioteca de Aparecida com o conto “O Gigante Aprisionado”

2007 - É publicado no Jornal O Lince de Aparecida alguns fragmentos poéticos de sua autoria.

2008 - Passa a ser colunista do Jornal Comunicação Regional de Aparecida e do Jornal Correio Paulista de Guaratinguetá. Consegue a terceira colocação no XIX Concurso de Contos da Biblioteca de Aparecida com o conto “Os Fotógrafos de Aparecida”. Tem uma crônica publicada no Jornal Correio Paratyense da cidade de Paraty

2009 - São publicados alguns textos de sua autoria no Informativo do Bairro Jardim Alvorada de Potim e no Jornal O Garça de Guaratinguetá. Obtêm ainda o Bicampeonato no XX Concurso de Contos da Biblioteca de Aparecida com o conto “Tomando Posse”. É homenageado pela direção do colégio Solon Pereira nos 20 anos da criação do escudo da escola

2010 - Cria o Blog “Memórias de uma Província” na Internet. Classifica-se na modalidade “contos” para a fase regional do Mapa Cultural Paulista e consegue do Superior Tribunal Regional o registro de Jornalista Profissional. Cria também o Blog “Aparecida Antiga, Retratos que Marcaram Nossa História”. Deixa a função de recepcionista da Santa Casa de Aparecida

2011 - Passa a exercer a mesma função no Sindicato do Comércio Varejista de Guaratinguetá. Lança o livro Minúcias Poéticas pela Editora Multifoco do Rio de Janeiro e tem crônicas publicadas na revista aparecidense Romeiros de Nossa Senhora, no Jornal Imprensa de Guaratinguetá, Revista Guia de Negócios, também de Guará e no Jornal Correio do Povo de Cachoeira Paulista. Consegue o terceiro lugar no XXII Concurso de Contos da Biblioteca de Aparecida com o conto “Paparazzo”. É homenageado em Sessão da Câmara Municipal de Aparecida, em requerimento do Vereador Wadê Pedroso, pela criação do Blog "Memórias de Uma Província".
Casa-se com a Senhorita Bernadete Célia de Oliveira Dias.

2012 - Tem uma crônica publicada na Revista Fashion Noivas de Taubaté e fotografias com breves legendas retiradas do seu Blog Aparecida Antiga e publicadas na Revista Sinal Verde de Guaratinguetá.
Passa a ser o Jornalista Responsável pela nova fase do Informativo O Varejista, lançado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Guaratinguetá em 1978 e que estava inativo desde 2003.

2013 - Tem crônicas publicadas no Jornal da Cidade de Guaratinguetá, de propriedade da Jornalista Maria Athaíde. Publica em setembro deste ano o livro "Os Guardiões da Santa, Histórias dos Retratistas Lambe-lambes de Aparecida" pela editora Penalux.
Consegue a segunda colocação no XXIV Concurso de Contos da Biblioteca de Aparecida com o conto "A assunção de Nhá Risoleta"

2014 - Nasce em 12 de janeiro sua obra mais completa, a menina Thábata Larissa.
É homenageado pela vereadora Márcia Filippo e tem outorgado pela Câmara Municipal de Aparecida o título de "Guardião das Tradições Aparecidenses" no dia do Escritor.
Passa a ser cronista do O Jornal de Guaratinguetá.
Vence a XXV edição do Concurso de Contos da Biblioteca de Aparecida com o conto "Laura Maia, quadra D, 277".
Passa a ser cronista do Jornal O Aparecida.
Publica fotos antigas de Aparecida na Revista O Mosaico de Guaratinguetá.
Volta, depois de quatro anos, a ter crônicas publicadas no Jornal Tranca & Gamela de Aparecida.

2015 - Lança junto dos Jornalistas Rogério Braga e Maurício Perpétuo de Gouvêa o Jornal Gazeta Aparecidense, onde passa a ser o Jornalista Responsável.
Consegue a segunda Colocação no XXVI Concurso de Contos da Biblioteca Municipal de Aparecida com o conto "Um recado congelado no tempo".

2017 - Lança, pela Editora Penalux, o Livro "Os Guardiões da Santa - Outras Histórias; Torna-se o maior vencedor (Tetracampeão) do Concurso de Contos da Biblioteca Municipal de Aparecida ao vencer a XXVIII edição com o Conto "Fidelidade revelada".

2018 - Deixa o cargo de Recepcionista do Sincomércio de Guaratinguetá. Consegue a Segunda Colocação no XXIX Concurso de Contos da Biblioteca Municipal de Aparecida com o Conto "Os milagres da Grande Guerra".

2019 - Inicia o ano como Assessor de Imprensa da Câmara Municipal de Aparecida, cargo que ocupa até o mês de julho quando passa a ser Assessor de Cultura da Prefeitura Municipal de Aparecida.



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Histórias de um sagrado manto

As ruínas da nossa história (01)

Os 90 anos do Cemitério Santa Rita em Aparecida